Parede de Gesso: Ideias com Fotos e Como Fazer

Antigamente para preparar a parede para a pintura levava tempo e dava trabalho, pois era necessário fazer uma cobertura de gesso que empregava esforço e material.

Agora o mais prático é a utilização de drywall, uma placa de gesso com encaixe simples e colocação rápida e menos trabalhosa do que as antigas paredes de gesso.

Nesse artigo você terá à sua disposição o passo a passo de como fazer a instalação da sua parede de gesso acartonado, ou drywall.

Como Fazer uma Parede de Gesso Passo a Passo

Material para instalar parede de gesso

O material para a instalação da parede de gesso acartonado ou drywall é muito importante sendo necessários os seguintes materiais:

Fita métrica;

Drywall;

Furadeira;

Fita para drywall (de preferência a de papel);

Massa para drywall;

Massa superior para drywall, para a camada final;

Faca com ponta de 10 polegadas;

Bastão lixador para drywall;

Lixa de tamanho médio para drywall;

Lixa fina para drywall, para o acabamento;

Parafusos para drywall (grossos para madeira, finos para perfis metálicos);

Parafusadeira para drywall;

Nível;

Bandeja de plástico ou de metal para a massa de drywall;

Estilete;

Faca com ponta de 6 polegadas.

Passo a passo da instalação

Marque as paredes

Use um nível a laser e marque as paredes, já que o laser faz a marcação do teto e do piso de uma só vez. Se não for possível use trena, esquadro ou régua.

Instale as guias do teto, parede e piso

De acordo com as marcações as guias devem ser parafusadas no teto e piso com espaços de 60 cm entre eles. Você pode ainda usar uma pistola finca-pino para fixar as guias.

Instale os montantes

Tudo vai depender da altura da parede. Deixe uma folga de 5 mm na medida do montante. Use um alicate para fazer o corte. Um montante deve ficar de 400 mm a 600 mm de distância um do outro.

Crie aberturas

As aberturas (portas, janelas, passa-pratos etc) devem ser feitas em acordo com o projeto, devendo ser reforçadas.

Começo da instalação em um lado da parede

As chapas devem ser de acordo com o ambiente, podendo ser RU, RF ou ST. Antes de começar a colocar as chapas confira a paginação dos montantes.

As chapas devem seguir a paginação da parede e das aberturas. O corte deve ser feito com um estilete pelo lado do cartão. Ao tirar a parte cortada use uma plaina para ajustar o corte e uma lixa fina, numero 60, para retirar sobras do cartão.

Instalação das placas de gesso do outro lado

Faça da mesma forma que no outro lado, mas tome cuidado, pois as juntas devem ser separadas das juntas da linha de chapas do outro lado.

Faça o rejunte das chapas e cantos

Usando massa para rejunte com uma desempenadeira metálica, aplique a primeira demão entre as chapas preenchendo todos os espaços.

Aplique fita sobre a demão e retire o excesso de massa com a desempenadeira. Aplique a segunda e terceira demão, concluindo o trabalho.

Ideias de Decoração com Placas de Gesso

ideias decoração parede gesso ideias decoração parede gesso 1 ideias decoração parede gesso 2 ideias decoração parede gesso 3 ideias decoração parede gesso 4 ideias decoração parede gesso 5 ideias decoração parede gesso 6 ideias decoração parede gesso 7 ideias decoração parede gesso 8

Imagens do Pinterest-