Como Acertar na Iluminação do Quarto

Na hora de fazer a decoração dos quartos é levada em conta uma série de detalhes como: as cores das paredes, disposição dos móveis, tapetes, cortinas, entre outras coisas e a iluminação acaba sendo esquecida.

Ela é fundamental para garantir um ambiente agradável e boas noites de sono.

A iluminação do quarto divide a opinião dos especialistas em decoração. Com algumas dicas e possível acertar na iluminação investindo em pequenas mudanças e fazendo as escolhas certas.

Como Escolher a Iluminação dos Quartos

Luz certa 

Muitas pessoas insistem em usar a luz branca que ilumina melhor e é mesmo quente nos quartos. A luz branca luz inibe o hormono necessário do sono causando ansiedade, insónia e estresse.

A luz amarela tem uma temperatura que mais se assemelha com o sol e envia para o organismo a mensagem que ele precisa descansar, além de regular os hormônios, sendo assim, a melhor luz para os quartos.

Janela

Ajudam na iluminação durante o dia, sendo que, além de iluminar a luz natural também ajuda a eliminar as toxinas do ambiente.

Luzes próximas a cama 

Para deixar a decoração do quarto mais completo é preciso inserir luzes próximas a cama, pode ser com abajures do lado ou fita de LED atrás da cabeceira.

Cores

Paredes e tetos de cores sóbrias como branco e bege ajudam a deixar o quarto mais iluminado, pois, elas refletem a luz e deixam o ambiente mais claro e aconchegante.

Como Escolher a Iluminação para o Quarto

Acessórios decorativos 

Certos acessórios de decoração como obras de arte, tecidos, jarros, entre outras coisas, também podem influenciar na iluminação, pois, podem refletir e emitir luz, além de criar desenhos e sombras com seus formatos.

Sem ofuscar

Outros detalhes que devem ser levados em conta na hora de fazer a iluminação do quarto são: se ele tem muito espelhos e outras superfícies reflexivas. As luzes muito fortes refletidas nesses materiais podem acabar ofuscando e causando sensação indesejada de luz refletida diretamente nos olhos.

Se o quarto for de cores claras, tiver vários espelhos e superfícies reflexivas é recomendado investir em uma iluminação mais amena para não causar desconforto.

Iluminação distribuída 

Para quem usa o quarto para leitura ou trabalho é recomendado apostar em uma iluminação distribuída, podendo colocar algumas luminárias no quarto de preferência em ambos os lados da cama e uma no centro.

Controle da iluminação 

Quartos bem iluminados é muito bom. Porém, podem atrapalhar o sono, por isso, é indicado ter total controle da iluminação, até mesmo durante o dia apostando em cortinas que possam impedir que a iluminação entre no quarto no momento do descanso.

dicas escolher iluminacao quarto dicas escolher iluminacao quarto 1 dicas escolher iluminacao quarto 2 dicas escolher iluminacao quarto 3 dicas escolher iluminacao quarto 4 dicas escolher iluminacao quarto 5 dicas iluminacao quarto dicas iluminacao quartos