Pote da calma: como funciona esse método e como fazer em casa

O pote da calma é um dispositivo que pode ser feito em casa, e faz parte da técnica Montessoriana para tranquilizar crianças e também adultos.

Ele pode ser utilizado como uma ferramenta para controlar ataques de raiva e também ansiedade.

Para quem não sabe, a abordagem Montessori aborda a perspectiva de uma pedagogia autonoma, no qual a criança “descobre o mundo” com as mãos, olhos, nariz e ouvidos. E, no seu tempo e com as suas próprias ferramentas, ela evolui e desenvolve novas habilidades e conhecimentos.

É claro que a partir de condições favoráveis que podem ser apresentadas dentro de casa, pelos pais ou nas escola, pelos professores.

Como funciona o pote da calma

Também conhecido como Calming Jar, ele pode ser utilizado para acalmar a criança que se encontra num momento de choro, briga, raiva ou até mesmo ataques de birra. O objetivo dessa técnica, a partir da sua utilização, é fazer com que a criança aprenda a escutar o que os pais e/ou professores estão tentando dizer. Portanto, ele também só deve ser utilizado quando há a necessidade de tranquilizar.

Como fazer o pote da calma

O pote da calma ensina a respirar fundo e pensar no que elas desejam se expressar, de forma ordenada e com calma e paciência. Você pode fazer diversos potes da calma, com cores diferentes ou então optar por uma que seja a favorita da criança.

Materiais necessários

Água: o quanto basta, quente

Corante alimentar: 1 gota (da cor de preferência)

Purpurina: 4 colheres (de chá)

Cola glitter: 2 colheres (de sopa)

Pote de Vidro: 1 unidade (tamanho médio, com tampa).

via pinterest

Passo a passo

Coloque água para ferver e, com cuidado para não se queimar, transfira para o pote escolhido;

Deixe de 1 a 2 dedos vazios para conseguir sacudir, depois de pronto;

Em seguida coloque a cola glitter (com a água ainda quente) e misture para dissolver;

Em seguida acrescente a purpurina e a gota de corante;

Feche a tampa e misture para verificar que o conteúdo está pronto e muito lindo!

Dica 01: a cor azul é a mais conhecida e utilizada, pois inspira a calma!

Dica 02: se desejar que o brilho (glitter) se movimente de forma mais lenta, adicione 1 colher de chá de shampoo, preferencialmente transparente, para engrossar.

Benefícios do pote da calma

Na maioria das vezes, os bebês choram por que estão com fome, sede, dores ou com a fralda suja. Porém, se ele estiver chorando apenas por manha, dê um pote com glitter para ele e verá como ficará bem calminho. Segure o vidro, para que o bebê, sem querer não deixe o vidro cair.

O mesmo pode ser feito para as crianças pequenas. Para evitar qualquer acidente, use um pode de plástico transparente.

Crianças muito nervosas ou agitadas podem se beneficiar muito com esse método do pote da calma. Isso é muito melhor do que ficar brigando ou discutindo com os filhos. E, quando a criança se acalmar, aí você poderá conversar e tentar resolver o problema em questão, com a criança.

O pote da calma para adolescentes e pais

Esse método é tão bom, que pode ser utilizado por todos: bebês, crianças, adolescentes e adultos.

O intuito é acalmar para conseguir pensar e resolver os problemas e desafios que aparecem no dia a dia, desde os problemas com os filhos, questões financeiros e até mesmo aquelas do lar.

Ou seja, tudo que causa irritações e estresse podem ser contornados com o uso do pote da calma. Portanto, se você deseja ter um dispositivo simples, barato e útil, esse é o ideal. Faça e experimente, com você ou com os seus filhos. Irá se surpreender!