Pergolado de Madeira

Pergolado de madeira: Dicas, Modelos e Passo a Passo

O pergolado de madeira é um opção simples e muito elegante para decorar o seu espaço exterior. O pergolado é uma estrutura de colunas e vigas apoiadas entre si, pode ser feito de vários materiais mas o preferido e mais bonito é o pergolado de madeira.

O pergolado é a opção perfeita para quem procura decorar a zona da piscina, da área, do jardim ou do quintal. Por não ser completamente fechado ela deixa passar a luz solar, mas a sua estrutura combina perfeitamente a quantidade certa de sombra e ventilação.

Hoje deixamos algumas dicas para quem pretende usar pergolado de madeira e ainda deixamos algumas ideias e também um passo a passo. Inspire-se.

Dicas para Colocar o Pergolado de madeira

O principal cuidado a ter com este tipo de estrutura é tratar a sua matéria-prima, a madeira.

A madeira deve ser tratada de forma adequada para evitar o desgaste provocado pelo sol e pela chuva.

É importante fazer uma manutenção todos os anos após o período mais quente para proteger a madeira das pragas. Se fizer uma boa manutenção a seu pergolado vai durar muitos anos.

pergolado madeira com mesa pergolado madeira cobertura vidro pergolado madeira cobertura pergolado madeira canto pergolado madeira branco pergolado madeira basico pergolado madeira area piscina

Ideias para Montar o seu pergolado de Madeira

Pode comprar ou construir o seu pergolado de madeira de acordo com o seu gosto pessoal e também o espaço que dispõe.

Os pergolados de madeiras pode ter uma estrutura mais clássica ou mais arrojada. Pode ser colocado simples ou optar por colocar também uma cobertura de tela, tecido ou vidro.

Também pode decorar as laterais do seu pergolado com plantes, enfeites ou arvores e plantas frutíferas trepadeiras. Mas neste caso deve ter em conta que este tipo de plantas pode atrair animais.

Deixamos aqui algumas ideias para se inspirar e tirar ideias.

pergolado madeira trepadeiras pergolado madeira simples pergolado madeira jardim pergolado madeira ideias pergolado madeira flores pergolado madeira escura

Construir um Pergolado de Madeira Passo a Passo

Comece por escolher o tipo de madeira que vai usar para construir o seu pergolado. As mais madeiras mais indicadas são o eucalipto. O jatobá, teca, pinus, ipê e Cedro são boas opções.

A mdeira já deve ter o tratamento para estar exposta no exterior.

ire as medidas do local onde o pergolado será construído.

As bases verticais devem ter no mínimo 8 cm² por 3 metros de comprimento.

As barras laterais devem ter 15 por 5 centímetros;

As colunas do pergolado devem ficar sobre sapatas de concreto. Deve enterrar as colunas numa profundidade de pelo menos 60 centímetros.

construir pergolado passo passo

Una as vigas com ripas transversais.

Una com parafusos grossos a um ângulo de 90º.

Na cobertura as vigas devem ter um espaçamento entre 20 a 40 centímetros entre elas. O espaçamento depende do tamanho do pergolado.

Assista ao vídeo com o passo a passo.

Imagens do Pinterest.

Atualizado em: