Cortinas e Persianas- Saiba a Diferença e Como Tirar o Melhor Partido

Numa decoração é possível encontrarmos os mais variados tipos de cores, móveis e objetos A decoração deve seguir o estilo das pessoas que moram na casa ou apartamento.

Um dos objetos muito usados em todos os ambientes de uma residência é a cortina, mas muita gente não sabe muito sobre ela.

As cortinas são itens essenciais em uma decoração. A função não só das cortinas como também das persianas é proporcionar um bloqueio parcial ou total da luminosidade, trazendo conforto visual e até melhorando a temperatura do ambiente.

Saiba a diferença entre cortinas e persianas

A diferença entre cortinas e persianas é basicamente o material que elas são confeccionadas e a forma de abertura.

As cortinas são sempre feitas de tecidos, e para abrir só precisa empurrar o material com a mão. Seu recolhimento é na horizontal, com exceção do modelo romana, que tem a estrutura na vertical e apresenta fechamento em camadas.

Já as persianas podem ser encontradas em vários modelos e quase todos têm fechamento na vertical.

As mais comuns são as basculantes de madeira, PVC e alumínio, sendo que todas são feitas com lâminas presas a um cordão que giram na vertical ou na horizontal.

Outros modelos de persianas são: o painel que traz o recolhimento lateral perfeito para vãos de passagem e a rolo que enrola quando é fechada, muito utilizada em varandas de apartamentos fechadas por vidro.

Existe ainda outro tipo de persiana, chamada Pirouette, da Hunter Douglas, que é confeccionada com tecido, mas possui tecnologia e acionamento de persiana e a Celular, da marca Uniflex, que oferece alto índice de proteção solar e desempenho térmico, pois é confeccionada com colchões de ar formados entre as células do tecido.

Dicas para Adicionar Cortinas à Decoração

Se a pessoa quiser uma cortina que deixe passar o máximo de luminosidade, a dica é optar por cortinas de tecidos leves, como o chiffon e o voile. Para filtrar a intensidade da luz, a dica é escolher uma cortina feita de seda, sarja, linho ou algodão. Já se a intenção é deixar o cômodo escuro, a dica é escolher uma cortina feita de camurça ou veludo ou então optar por uma modelo blecaute.

Já no caso das persianas é necessário ter atenção na largura de cada lâmina, pois, quanto maior a lâmina, maior será a passagem de luz quando ela estiver aberta.

Portanto, agora que sabe a diferença entre cortinas e persianas e como adicioná-las aos ambientes, faça uma pesquisa e escolha as melhores para a sua casa ou apartamento. As cores devem ser escolhidas de acordo com as tonalidades dos ambientes, elas podem combinar ou contrastar.

decoracao persiana cortinas decoracao persiana cortinas 1 decoracao persiana cortinas 2 decoracao persiana cortinas 3 decoracao persiana cortinas 4 decoracao persiana cortinas 5 decoracao persiana cortinas 6 decoracao persiana cortinas 7 decoracao persiana cortinas 8 decoracao persiana cortinas 9 decoracao persiana cortinas 10 decoracao persiana cortinas 11 decoracao persiana cortinas 12 decoracao persiana cortinas 13