Como Fazer Kokedama

Os Kokedamas estão muito em voga. Se calhar o nome não lhe diz muito, mas quando souber o que é vai ver que já viu e adorou.

Também conhecidos como “string garden” ou jardim de fio, os kokedamas são irresistíveis.

O kokedama é uma bola de solo coberta com musgo, com uma planta ornamental. São bolas de musgo. Estes arranjos são presos por um fio de nylon ou arame e ficam suspensos.

Como Fazer Kokedama

Pode parecer complicado, mas na realidade com um pouco de tempo e paciência pode fazer os seus kokedamos. Veja ainda a nossa galeria de fotos para usar estes itens na decoração da sua casa.

Material necessário:

Mudas de plantas pequenas

Terra e turfa

Musgo seco e musgo vivo

Barbante de algodão cru

Como Fazer Kokedama Passo a Passo

Limpe as mudas de plantas, retirando o máximo de terra possível em redor das raízes. Faça com calma e cuidado para não quebrar.

Envolva as raízes com o musgo seco. Amarre com o barbante de algodão, tenho o cuidado de não apertar.

Prepare uma mistura de 7 partes de turfa para 3 de terra. A terra deve ser própria para bonsais. Junte pouco a pouco água à mistura para formar uma pasta que permita moldar com as mãos.

Modele bolas não muito grandes.

Faça furos bem no centro das bolas e coloque as mudas já envolvidas no musgo. As traizes devem ficar completamente cobertas

Envolva a bola de terra com o musgo vivo. Aperta com linha de algodão verde.

Pendure ou pouse os seus kokedamas.

Como Usar Kokedamas na Decoração

Veja aqui algumas ideias para usar bolas de musgo na decoração do seu jardim e da sua casa. Pode usar penduradas ou colocadas em alguma base. Uma ideia original e muito criativa. Inspire-se nas nossas ideias.

ideias decoracao kokedama ideias decoracao kokedama 1 ideias decoracao kokedama 2 ideias decoracao kokedama 3

ideias decoracao kokedama 4

SONY DSC

ideias decoracao kokedama 5 ideias decoracao kokedama 6 ideias decoracao kokedama 7 ideias decoracao kokedama 8 ideias decoracao kokedama 9

Imagens retiradas do Pinterest