Como Acertar na Escolha das Torneiras da Casa

Decorar todos os cômodos de uma casa não é fácil, pois, é preciso tomar várias decisões a respeito de marcas, preços, tamanhos, materiais e tudo mais, porque para uma decoração correta é necessário harmonizar todos os elementos como as torneiras.

As torneiras são objetos fundamentais em uma casa, em geral elas ficam na pia da cozinha, no banheiro, na área de serviço e em outros ambientes que necessitam de água.

Muita gente pode achar que não é importante escolher as torneiras certas, mas elas estão muito enganadas.

Como Escolher as Torneiras da Casa

Escolher uma torneira porque ela é bonita não está certo. É preciso lembrar que ela tem que ser compatível com a pia, a cuba ou o banheiro, no qual ela será colocada.

São diversos os modelos de torneiras, alguns são: jatos, com filtro acoplado ou não, extensor flexível, bica móvel, acionamento por sensor e tecnologias que visam economizar água.

É possível escolher qualquer modelo de torneira, mas o indicado é prestar atenção em dois detalhes: Altura da torneira em relação a cuba e o comprimento da bica para garantir que a saída da água vá em direção ao ralo.

Torneira da cozinha

As tarefas realizadas na pia da cozinha exigem um espaço com conforto para lavar os alimentos e as louças.

Veja se há espaço suficiente para lavar panelas ou louças maiores. Entre a bica da torneira que é de onde sai a água e a bancada da pia precisa ter uma distância de no mínimo 30 cm de altura, não importando se a torneira é fixada na parede ou na bancada.

Torneira do banheiro

Já no banheiro a saída de água da torneira deve ficar bem próxima a direção do ralo.

Veja se cabe a sua mão, e se na hora de lavar, a água não vai cair na lateral porque a torneira está muito no canto da pia ou da cuba.

É importante lembrar que o tamanho da torneira precisa ser proporcional a cuba ou ao lavatório e o jato deve sempre ser direcionado para o centro do ralo. Se ficar muito para frente, a água vai cair para fora da cuba ou da pia.

Torneira simples ou misturador

O misturador só é preciso se a casa tiver água quente e água fria. Se não, é um gasto desnecessário.

Para ter água quente, o misturador tem que estar conectado ao tubo de água quente.

O misturador tem como função abrir a saída da água quente e da água fria, permitindo que a pessoa use uma delas ou as duas.

Se o modelo do misturador tiver dois registros, uma para cada saída de água, ele se chama misturador duplo comando.

Se uma alavanca controla vazão e temperatura da água, é chamado de misturador monocomando.

Advertisement