Decoração de Quartos

O quarto é local casa onde mais tempo passa a descansar, a sua decoração deve ser pensada de forma a tornar o espaço acolhedor e confortável.

A escolha da decoração de um quarto deve ter em conta a pessoa ou pessoas a quem se destina, se é um quarto de casal, um quarto de solteiro, um quarto de criança ou bebé, isso vai determinar o tipo de decoração.

Dicas para decorar o quarto sem gastar muito dinheiro

Pode decorar a seu quarto completamente sem gastar muito dinheiro, o ideal é apostar em mobilário neutro e de boa qualidade e depois dar toques de cor com objetos decorativos.

Mobiliário

Um quarto necessita de uma cama, um bom colchão, um armário de gavetas para colocar roupa e outros acessórios, uma mesa de apoio para a cama, um roupeiro e uma cadeira ou cadeirão. A escolha do tamanho ed a quantidade de móveis deve ser feita de acordo com o espaço para o manter funcional e confortável.

Iluminação

Aposte numa boa iluminação, o quarto precisa de luz, não só natural mas também artificial, as casas modernas costumam ter focos no teto, mas deve completar a eluminação com um candeeiro de pé.

Cores

Aposte em cores neutras e claras que têm um efeito calmante, o branco, o marfim e o beje são cores que conjugam com quase todos os estilos, mas pode apostar num pouco de cor utilizando tons suaves de azul, verde ou amarelo.

Roupa de cama

A roupa de cama deve ser confortável e de qualidade, neste aspeto pode dar um toque de originalidade optando por cores vibarantes e padrões.

Os tapetes também tornam o quarto mais confortável e acolhedor.

Decoração

Personalize a decoração do quarto com papel de parede ou adesivos, os quadros, prateleiras, molduras com fotos e velas também são uma opção para decorar um quarto.

Decoração de um quarto de casal

A decoração de um quarto de casal implica cinjugar no mesmo espaço os gostos de cada um dos membros do casal, não deve ser um espaço demasiado femenino ou demasiado masculino.

A arrumação é um dos principais pontos a ter em conta no quarto de casal, é importante ter espaço para colocar as roupas e acessórios de ambos.

Para satisfazer os gostos dos dois deve apostar em tons sóbrios ou no estilo clean, em tons claros que sirvam para os dois.

Um quarto de casal deve ter mesas de apoio para a cama, uma para cada um, onde podem colocar os objetos pessoais como livros, fotografias, os óculos ou o celular.

Decoração de quartos pequenos

Os quartos pequenos são mais complicados de decorar,mas existem truques que ajudam a manter o espaço bonito e funcional.

Aposte em cores claras que dão a sensação de mais amplitude ao espaço, as cores escuras devem ser evitadas porque faem o quarto parecer mais pequeno. Para dar um pouco de cor, aposte em papel de parede com cor mas com com pormenores em pequena escala.

Os espelhos são uma boa opçãp para espaços mais pequenos, ajudam a refletir a cor e a luza dando a sensação que o quarto é maior.

A arrumação é um dos pontos mais importantes a ter em conta num quarto de pequenas dimensões, para ganhar espaço aposte em camas com sistema elevatório ou com gavetas para guardar roupa de cama ou a roupa da estação contrária.

A circulação é muito importante, deve ter isso em conta na hora de comprar a cama e na hora de comprar o restante mobiliário, em quartos de criança ou de solteiro, pode ganhar espaço colocando a cama encostada à parede.

Decoração de quarto de bebé

A decoração de um quarto de bebé ou de um quarto infantil é uma das mais complicadas porque a variedade de opções é eneorme e os pais adoram mimar os filhos. O mais importante a ter em conta é a tranquilidade e a funcionalidade do mesmo.

Na hora de decorar o quarto de bebé deve optar por cores calmas, cores muito vibrantes ou coloridas podem deixar o bebé agitado, para um pouco de cor aposte em tapetes, cortinhas e acessórios decorativos coloridos.

Para além do berço, o quarto de bebé deve ter um espaço para mudar a roupinha e mudar a fralda, um armário ou prateleitas de apoio para colocar o kit de higiene do bebé, um cadeirão para dar de comer ao bebé e para dar muito miminho e um candeeiro com luz suaves para as visitas durante a noite.

Os quartos infantis para crianças maiores já podem ter um pouco mais de cor, mas nesta altura é importe ter em conta que as necessitdades mudaram, o quarto precisa de uma mesa e cadeira para a criança fazer trabalhos, espaço de arrumação para os brinquedos e espaço para livros e jogos didáticos.